Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)
Dos mais de 760 mil inscritos, cerca de 430 mil pessoas realizaram as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) no domingo (5). A abstenção média nacional foi de 42,8%, número menor ao registrado na primeira edição do concurso, quando 54,12% não fizeram a prova.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os gabaritos preliminares das provas já podem ser consultados no site da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao todo, foram publicados 36 gabaritos, referentes aos quatro tipos de provas aplicadas em cada um dos blocos temáticos do certame.
Os candidatos devem identificar o tipo de prova correspondente à sua inscrição na Área do Candidato, para conferir corretamente as respostas. Os recursos sobre o gabarito preliminar podem ser apresentados entre terça (7) e quarta-feira (8), até 23h59min, exclusivamente pelo portal do concurso.
De acordo com o edital, o recurso deve ser individual, fundamentado e apresentado dentro do prazo. A candidata ou candidato não pode se identificar nos campos destinados à justificativa, sob pena de indeferimento. A FGV poderá manter, alterar ou anular questões após a análise dos pedidos.
A divulgação da imagem do cartão de respostas, das notas finais das provas objetivas e da convocação para a prova discursiva está prevista para 12 de novembro. A segunda fase do concurso ocorre em 7 de dezembro. O edital do concurso informa que os processos de convocação dos candidatos classificados ocorrerá a partir de março de 2026.
O CPNU 2 é voltado a cargos de níveis médio e superior nas áreas de Saúde, Regulação, Seguridade Social, Infraestrutura, Justiça, Administração Pública, Desenvolvimento Socioeconômico, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.